quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Colaborativo Avaliação em EAD

Curso Tutoria Online
Formadores: Antonio Rangel & Aline Serqueira
Cursistas: Eli Monteiro de A. Nunes e Telma Santos dos Passos
Turma: Tutores do E-proinfo II e III
Tema: Texto Colaborativo
Subtema: Tutoria

INTRODUÇÃO

É inegável a crescente expansão do ensino em EAD, principalmente no que se refere à aquisição dos conhecimentos adquiridos virtualmente, onde aluno e professor não podem ficar alheios a estas mudanças educacionais e formativas, pois se torna necessário que se aprenda rápido e consiga se adaptar às novas situações enfatizando a reflexão, organização e flexibilidade.
Neste sentido, entendemos que estamos diante de um desafio que é o de como avaliar nossos alunos nessa concepção de ensino e aprendizagem? Penso que é difícil avaliar quando surge uma nova forma de avaliar alunos e professores qualitativa e quantitativamente, principalmente na formação continuada em serviço, nas graduações e também na especialização que se depara com um aluno mais consciente e preparado para “aprender a aprender” de forma online, onde o curso é virtual e o próprio aluno pode organizar seu tempo, colaborar e compartilhar com outros colegas que estiverem no ambiente de aprendizagem.
A avaliação seja ela on-line ou presencial deve ser pensada de forma que o professor ou tutor consiga perceber o quê está sendo avaliado e quem, esses questionamentos deve ter a intenção de levar consideração o que se espera do aluno, como o currículo está em sintonia com as necessidades e realidade do educando, na EAD observa-se que há uma grande diferença na forma como os conhecimentos são construídos, como o aluno se insere nesse processo. É visível a diferença que existe na forma de avaliar o aluno do curso em EAD e o aluno de forma presencial no ambiente formal da escola.
As metodologias aplicadas em sua maioria são de forma tradicional, onde o aluno assiste à aula passivamente e depois dá um retorno através de provas objetivas e às vezes com questões subjetivas dependendo da visão educacional de cada professor, esse resultado é a medição do saber do aluno. Já a avaliação nos cursos on-line exige que o aluno construa o seu próprio conhecimento e isso perpassa pelo nível de interesse do aluno em querer aprender, o tutor é peça chave nesse processo, no entanto não pode fazer a avaliação pelo aluno.
Os mecanismos utilizados na avaliação on-line permitem autonomia na aprendizagem, pois o aluno deve se organizar para fazer as leituras, produzir textos, pesquisar em sites, fazer e executar projetos, ou seja o tutor media a aprendizagem mais o aluno é quem executa o que direcionado no ambiente de aprendizagem esse é um diferencial muito grande nas formas de avaliar.
O professor que atua no ensino presencial tem nas mãos várias possibilidades de promover uma avaliação diferente, onde o aluno também se sinta autônomo para construir conhecimento, o educando vem para a escola trazendo na bagagem uma gama de conhecimento que precisam ser explorados, pois dessa forma o mesmo se sentirá parte do processo de aprendizagem, sendo provocado a descobrir as suas potencialidades para aprender, e aprender de forma significativa onde os conceitos retidos possam ser utilizados para a vida, o uso das várias tecnologias disponíveis na escola pode proporcionar aos professores e alunos uma nova possibilidade de encarar a avaliação sob outro prisma.
Quando falamos em avaliação formativa e continuada baseada no ambiente virtual, sabemos que ainda há muitas expectativas e dúvidas, porque mesmo com tantos esforços para garantir que o estudante resolva as dificuldades sobre construção e reconstrução da leitura e da escrita, estamos nos deparando com o acelerado progresso do estudo online, o que também sabemos que é de fundamental importância que a pessoa tenha consciência de que precisa ler, interpretar e contextualizar os conhecimentos significativos importantes para o dia-a-dia, mas agora, ele tem que compreender não somente de maneira individual, mas coletiva, colaborativa. Pois já é sabido que a avaliação feita de maneira formal sempre foi criticada, pois acontecem discussões incessantes e continuamente em torno das avaliações. É neste sentido que Margarita Gomez escreve: “Avaliar, em alguns "modelos educativos", significou controle, fiscalização, meritocracia, objetivos a atingir, produtos, eficiência, eficácia e menos desenvolvimento profissional e educação”.No entanto, podemos perceber que a função formativa da avaliação em EAD, passa previamente pelo acompanhamento de todas as atividades que são desenvolvidas pelos cursistas durante o processo de aprendizagem, que é quando o professor Tutor deverá considerar o crescimento e construção de conhecimentos deste professor.
Desta maneira o Tutor terá condições de fazer gradativa e minuciosa avaliação continuada e garantir com flexibilidade diferentes maneiras de reorientar o mesmo, visando um novo caminho para concretizar o ensino e aprendizagem, de acordo com Hadji (2001). “No planejamento dos cursos na modalidade de EAD é necessário atentar para a definição de instrumentos, métodos e técnicas de avaliação que não atendam apenas à função classificatória, geralmente restrita ao final do processo, pois uma avaliação exclusivamente somativa pode dificultar a retomada de conteúdos não compreendidos, devido à redução ou a falta de contatos presenciais, podendo levar a alguns fracassos”.
É fundamental que no decorrer do planejamento o Tutor vise a integração dos cursistas na comunicação e interação interpessoal, o que possibilita ao aluno fazer de forma contextualizada e contínua um diversificado de suas ações no ambiente de aprendizagem.

AVALIAÇÃO FORMATIVA CONTINUADA

A avaliação quando feita Online, leva em consideração, além de outros, os aspectos cognitivos, pois possibilita ao Cursista no processo de aprendizagem, apresentar os trabalhos planejados e solicitados pelo Tutor e assim, seja capaz de criar, debater e compartilhar sobre projetos criados ou vivenciados por ele. Dessa forma, a avaliação é considerada formativa. O Tutor quando planeja suas aulas de maneira dinâmica e organizada, a partir de diagnóstico, é possível avaliar.
De acordo com a autora ">Margarita Victória Gomez, alguns aspectos podem ser considerados:">Autonomia dos alunos para refletir sobre um tema, problematizar, argumentar e enunciar propostas críticas, criativas e alternativas, em qualquer ou todas as modalidades propostas para trabalho na web. Assumir tanto as ações bem-sucedidas como os insucessos no trabalho individual e coletivo Continuidade e periodicidade das intervenções para argumentar as idéias expostas, respeitando a diversidade e pluralidade do diálogo na construção de significado ao final das atividades propostas para cada área. Perspectiva particular e empenho da própria experiência para desenvolver ações de produção coletiva. Os próprios textos serão o terreno de negociações para a reinterpretação ou rearticulação particular da atividade educativa. Socialização do conhecimento coletivo articulado em um trabalho de fim de curso em extensão e forma prevista de apresentação.Cada atividade e o conjunto na sua globalidade serão avaliados em estreita relação com as estratégias de construção coletiva do conhecimento ao longo do curso. Para isso, são consideradas avaliações quantitativo-qualitativas: avaliação das atividades no nível do conhecimento; co-avaliação; auto e hétero avaliação, na qual também intervém o aluno, avaliação do curso na dimensão pedagógica e técnica e dos projetos temáticos elaborados. A combinação das avaliações, como também a triangulação, já é prática corrente na educação. A avaliação da educação baseada na internet estará estreitamente relacionada com contribuições para a real solução de problemas educativos de setores com necessidades específicas.
O trabalho em projetos que integrem não só as tecnologias, senão todos os momentos do trabalho docente-aluno serão coerentes com a proposta. Haverá uma articulação dialógica das experiências singulares em construção coletiva, para acompanhar e examinar os silêncios, conflitos, discurso na rede, compartilhando liderança e responsabilidade na construção temática. Na avaliação da educação pela internet, considera-se a consistência da rede, os nós de conexão técnicos ou humanos e as pontes que se construam a partir de um projeto político pedagógico.

RECURSOS PROCESSUAIS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA EAD

Considerando que as atividades previstas em online, a diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para concretização da avaliação do curso desenvolvido no ciberespaço, e que servem para proporcionar a colaboração interativa, vinculada ao planejamento curricular e envolvem os objetivos, estratégias, conteúdos, recursos e avaliação que deve ser levada em consideração a formação qualitativa e quantitativa, é neste sentido que Margarita Victória Gomez e Eliã Siméia Martins dos S. Amorim mencionam os recursos mais usuais pelo Tutor e que também possibilitam maior integração entre professor Cursista e professor- Tutor na Educação á distância, que são: na comunicação interpessoal e coletiva, a avaliação pode aproveitar a imagem simultânea e diferida dos interlocutores, permite-se gravar a interação para futuras abordagens e reforçar a atitude dialógica e facilitar o processo de conscientização da prática do professor. Aproveita-se a redundância da informação e a temporalidade do evento integrando à totalidade dos participantes. (mesa de aprendizagem) principal forma de comunicação das pessoas do curso, permitindo a participação efetiva nas discussões e debates.
O sistema de registro deste recurso permite acompanhar as contribuições dos alunos para um progresso continuado no nível de aprendizado. é a ferramenta, ainda, mais utilizada nos cursos. Após a identificação do texto proposto no curso para debate ou da conferência, estabelece-se um diálogo particular sobre um tema específico, através da troca de mensagens entre os participantes. É uma ajuda importante para realizar consultas e resolução de dúvidas. com grande potencial para incentivar o diálogo, recurso de conversa em tempo real, no qual os cursistas trocam mensagens de reflexão e discussão. Inclusive, discutir ideias da própria lição antes de apresentar seu plano de lição.
A avaliação por parte dos alunos dos textos dos próprios colegas é fundamental nesse momento.
Os grupos de discussão nos cursos permitem compartilhar as contribuições ficando representado o esforço coletivo. Entram em jogo as contradições advindas das variadas dimensões de abordagem de um assunto e posições subjetivas em relação à temática discutida.
Seminário Virtual semelhante à atividade Fórum, no entanto nesta modalidade um ou dois grupos ficam responsáveis por propor as questões a serem discutidas, conduzir as discussões do fórum, fazer uma análise e avaliar a participação dos colegas onde todo processo pode ser comentado pelos formadores e aprendizes de forma colaborativa e construtiva.
O aprendiz é motivado a entrar num ciclo de revisões, no qual tem a oportunidade de construir e depurar os novos conhecimentosProvas à distância ou presenciais– as provas à distância consistem em exercícios contendo questões que os estudantes terão que responder e enviar ao centro do curso/tutor. As presenciais, por sua vez, podem ser de vários tipos: de ensaio ou de resposta livre, prova prática ou de execução, prova objetiva e prova oral, sendo essa última raramente utilizada nesta modalidade de ensino, exceto em provas de idioma, podendo ser feita através de fitas cassete ou de vídeo.reflexões do aprendiz sobre o próprio processo de aprendizagem, por meio de relatos de suas experiências.
Uma ferramenta interessante é o Diário de Bordo, que permite leitura e comentário apenas de formadores e também os Blogs que permitem a inserção de fotos, imagens, links, enquetes e outros.

AVALIAÇÃO

É de fundamental importância que no processo de avaliação em EAD, esta seja feita continuamente, considerando sempre os aspectos quantitativos e qualitativos que complementem os objetivos do processo ensino e aprendizagem, porque é a partir daí que se poderá fazer um diagnóstico das dificuldades e dos progressos visando encaminhar o aluno para crescente construção de habilidades e competências significativas à sua realidade.

REFERÊNCIAS

GOMEZ. M. V.AVALIAÇÃO FORMATIVA E CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BASEADA NA INTERNET. VI Congresso Internacional de Educação à Distância; Universidade de São Paulo E-mail:mvgomez@usp.br">mvgomez@usp.br
AMORIM, E. S. M. S.Avaliação formativa.Artigo; disponível em: http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/AvaliacaoFormativa">http://wiki.sintectus.com. AVALIAÇÃO FORMATIVA E QUALIDADE EM EAD
Faculdades COC/FE- UNICAMP Email:aversuti@coc.com.br.aversuti@coc.com.br :versuti@unicamp.br versuti@unicamp.br
RESENDE. R. L. S. M.AVALIAÇÃO PROCESSUAL E FORMATIVA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Diretoria de Ensino da Marinha E-mail:reginamarinato@piraque.org.br">reginamarinato@piraque.org

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