sábado, 19 de dezembro de 2009


NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM
AS TIC.
FORMADOR: ANTONIO RANGEL COSTA
CURSISTA: ELI MONTEIRO DE ARAÚJO NUNES
UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA.
CARGA HORÁRIA: 30 h
PERÍODO: 03 A 22/12/2009
TURMA: 3
TEMA: ATIVIDADE 2.3
SUBTEMA: IMPRESSÕES SOBRE EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO

Hipertexto é uma cadeia de informações sem seqüência, ligadas de maneira criativa lógica parecida a uma pesquisa de sinônimos num dicionário, em que significados remetem a outros significados, indefinidamente. Os hipertextos não nasceram com a internet, mas se popularizaram com ela, e é capaz de oferecer, ao usuário interfaces interativas. Ao contrário de um texto tradicional, que é lido começando-se pela primeira linha de forma linear. O hipertexto não tem uma ordem preferencial para ser lido, a exemplo tem os dicionários e as enciclopédias que, em ambos são por verbetes que nos interessam. Existem na internet documentos chamados de web-pages, que é também hipertexto, a ordem da leitura depende da curiosidade momentânea do leitor. O hipertexto, o desenho, a leitura, e a navegação não linear, antes materiais impressos, portáveis, concretos e lineares e, agora materiais fluídos interligados e rizomáticos no ciberespaço reconfiguram o espaço textual. Essa nova forma de comunicação e de escrita da sociedade informático mediática tornou-se também uma metáfora para outras dimensões da realidade e das novas formas de pensar e aprender uma nova ecologia cognitiva social. Assim, escreve Ramal “... O hipertexto permite ou, de certo modo, em alguns casos até mesmo exige, a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição do papel de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalho coletivamente...” A participação coletiva na construção de hipertexto ou em diversas outras construções no ciberespaço confere aos professores a autoria coletiva, não mais solitária da sala de aula. Os hipertextos em construção podem ser consolidados por diversas contribuições e pelas participações interativas de diferentes atores e autores também ao processo de ensino e aprendizagem.
Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Webgrafia
www.google.com.br
www.wikipedia.com
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki
Textos disponíveis no módulo
Texto de Maria da Graça Moreira da Silva, Hipertexto.
ARAÚJO, Lindomar da Silva, Info Escola-Hipertexto.
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, MEC/SEED/SEAD.
Introdução a Educação Digital, caderno de estudo, MEC/SEED/SEAD.

2 comentários:

  1. Olá, Ronaldo Ramos estou disponibilizando uma pesquisa sobre hipertexto,visitei também sua pesquisa,gostei muito que resolvi complementar a minha,obrigada por contribuir com a minha pesquisa,abs.Eli Nunes

    ResponderExcluir
  2. Oi Eli tudo bem? Parabéns pelo espaço. Tá muito legal. Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir