quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projeto pesquisa na web





TEMA: PROJETO DE ICLUSÃO DIGITAL PARA 2010, NA ESCOLA SEBASTIANA LENIR
DE ALMEIDA

SUBTEMA: COMO PESQUISAR INFORMAÇÕES SEGURAS VIA INTERNET NA ESCOLA.
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a tecnologia da informação e comunicação, hoje tem importante relação e dinamização na era digital, que vem se aprimorando cada vez mais. Sua influência é tão grande que pela primeira vez o PISA (Programa Internacional de Avaliação Comparada), prova que é realizada com jovens de 15 anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico a OCDE, incluiu no mês de maio/2009 um teste para ser respondido com o auxilio do computador. E o que percebemos, é que o uso dos computadores nas escolas ainda não está tão disseminado em nossos Pais. Mesmo com pesquisa feita e divulgada no Mês de abril/2009, mostrou que 63% dos alunos brasileiros dizem que o lugar melhor para acessar a internet é a escola. No entanto esses mesmos jovens afirmam que metade dos professores não utiliza e nem recomenda a rede. Por isso, preocupada em levar o aluno a familiarizar-se com a internet é que proponho uma oficina para que os alunos tenham mais acesso as máquinas e aprendam a utilizar essa tecnologia em consonância com o ensino e aprendizagem na escola.

OBJETIVO

GERAL: Proporcionar aos professores e alunos oportunidade de conhecer e vivenciar
Práticas de como utilizar adequadamente sites de buscas na web.
Compreender que as buscas na rede é uma prática social de leitura

ESPECÍFICOS: Ter consciência de que o computador deve ser usado a nosso favor,
Aprender a escolher sites que têm o que se procura,
Saber selecionar informações confiáveis
Entender que fazer a leitura de um texto para suas atividades
Interdisciplinar não é simplesmente o “copiar” e “colar”.

ATOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS

Fazer demonstração a partir de pesquisas na internet, para que o aluno perceba que não é só digitar uma ou mais palavras no “Google” e pronto. Eles precisam observar que muitas vezes só aquela palavra, pode não satisfazer sua curiosidade a contento. Então onde o aluno vai encontrar o que quer?
É fundamental discutir o que exatamente se quer encontrar antes de clicar. Muitas vezes o comportamento do aluno é sempre o mesmo, ou seja;
Quando quer se divertir;
Na hora de buscar conhecimento em geral;
Quando tem que localizar algo específico para um trabalho escolar.
Isso acontece quando o Professor não orienta o trabalho, e aí o mais comum é a turma digitar qualquer coisa na tela.
Fazer a diferença entre pedir informação a alguém e ao computador.
Trabalhar na seleção de sites interessantes e educativos.
Refletir sobre como obter dados confiáveis.
Saber a importância das imagens disponíveis para cada situação e como utilizá-las.

RECURSOS/FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Data Show
Computadores- LIED
Texto sobre o tema
Internet – Sites de pesquisada

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE

DIA ATIVIDADE
1º Trabalhar um texto para reflexão sobre mídias tecnológicas
Relembrar o que é Sistema Operacional, barra de menu,barra de ferramentas,arquivos,pastas ,documentos..
2ºTexto reflexivo,para que o aluno exponha seus conhecimentos e experiências com relação a internet,suas pesquisas,angustias,se ele sabe pesquisar na rede. Se já fez pesquisa errada.
3ºSolicitar aos cursistas que pesquisem sites de disciplinas curriculares para discussão e início de pesquisa em rede utilizando os sites trazidos por eles e a partir daí refletirmos baseados em suas conclusões.
4ºConvidar professores de disciplinas diferentes para participarem desta atividade, solicitando ao aluno, que pesquise conteúdos a partir de sites dados por eles. Depois faremos uma reflexão.
5ºReflexão a a partir de textos e imagens pesquisados pelos alunos,que farão uma síntese digitada sobre a semana de pesquisas nos diferentes sites,utilizando as devidas ferramentas como:copiar,colar,salvar,colocar sites de referências...
Avaliação
Fazer uma reflexão sobre a grande vantagem que o computador nos permite experimentar infinitamente, que podemos refazer trocar tudo, é reversível. Mas que precisamos aprender e ensinar a interpretar, pois só assim nos ajudaremos a construir o conhecimento de fato.




REFERÊNCIAS

http://www.ne.org.br
http://google.com.br
www.baixaki.com.br
http://www.mec.gov.br/salto
Revista Nova Escola,O uso da Internet na escola,maio/2009p.94-95

Um comentário:

  1. Amigos esse projeto ainda não foi praticado,mas haverá enxugamento a medida que professores forem participando,mas a idéia já está plantada.

    ResponderExcluir